A História das Gruas

            É dito que o primeiro plano em grua surgiu no filme Intolerância (D. W. Griffith, 1916). Não se tem registros de fotos do equipamento que teria sido usado. Ainda que o filme seja uma produção de Griffith, o responsável pelo plano é Allan Dwan, um ex-inventor e ex-engenheiro que passou a trabalhar com o diretor.
            Em entrevista para Kevin Brownlow, em 1964, Dwan afirma que Griffith pediu para falar com ele a respeito de um plano. Ele queria subir até o topo do set e descer ao nível do chão novamente.  O plano também deveria se aproximar e se afastar.
            De acordo com Dwan, eles iriam “construir um aparelho sobre trilhos com um elevador . O aparelho era bastante simples, feitos de tubos, de modo que pudesse ser facilmente montado e desmontado.“ O plano teria deixado o público em êxtase.
            Já em 1929, o diretor Paul Fejos, com seu operador de câmera Hal Mohr, fizeram um filme de gângsters chamado Broadway, para o qual foi construída uma grua de 50 pés e quase 28 toneladas.  A partir dos musicais dos anos 1930, o uso das gruas foi se intensificando, ainda que o equipamento tivesse que ser projetado específicamente para cada filme.
            Após a II Guerra Mundial, Ralph Chapman, um técnico em efeitos especiais com inclinação para a engenharia, produziu as primeiras gruas de estúdio em escala. A linha de gruas de Chapman inciou com pequenas, médias e grandes gruas, desenvolvidas entre os anos de 1946 e 1947. No início dos anos 1950, Chapman construiu uma grua que podia se mover independentemente, sem a necessidade dos trilhos.
            Em 1961, Chapman apresenta a grua Chapman Titan, que foi uma verdadeira revolução no mercado. O sistema de compensação de peso permitiam agora, além da câmera e do operador, a presença do diretor, um assistente e um operador.
            Na França, em 1970, Jean-Marie Laalou e Alain Masseron criaram um novo conceito de grua: uma grua com controle remoto. Samuelson descreve a invenção como “uma câmera Camflex sobre um giroscópio ao fim de um longo poste, o qual, por sua vez, estava num tripé montado sobre um estreito dolly Elemack.“ Nos anos subsequentes, o projeto foi refinado e melhorado. A grua Louma nascia. A partir da Louma, vieram vários tipos de grua, especialmente com a ascenção do vídeo.

A Força Aérea do Cinema

            A fotografia comercial surgiu no final do século XIX, e, quase que instantaneamente, os fotógrafos começaram a imaginar maneiras de tirar fotos de grandes alturas. Os primeiros a se arriscar lançaram suas câmeras aos céus em balões, pipas, foguetes e até mesmo pombas. Gaspar Felix Tournachon teria sido a primeira pessoa a conseguir uma imagem aérea de qualidade, em 1858, a partir de um balão de ar quente a cerca de 262 pés sobre Petit-Bicêtre (atual Petit-Clamart), nos arredores de Paris. Infelizmente, as fotos originais se perderam. A fotografia aérea mais antiga ainda preservada foi tirada em 1860 por James Wallace Black, também em um balão, a mais de 2.000 pés de altitude.             Novos métodos surgiram, até que, em 1908, L. P. Bonvillain fez a primeira fototgrafia aérea a bordo de um avião, apenas poucos anos após sua invenção. A imagem se deu em Le Mans, França.
            A I Guerra Mundial teve início em 1914, e logo os comandantes militares enxergaram potencial no uso de câmeras em aviões para reconhecimento de campos de batalha e planejamento de ataques. Avanços, tanto na aviação como na fotografia, permitiram que a tripulação pudesse ir cada vez mais longe e voltar com imagens de melhor qualidade.
            Mas foi a partir da II Guerra Mundial que as fotografias e vídeos aéreos se tornaram comuns nas revistas e cinejornais que passavam nos cinemas com notícias do front. A fotógrafa da revista Life, Margaret Bourke-White, se tornou a primeira mulher a voar com uma equipe de combate em território inimigo, cobrindo o ataque norte-americano sobre Túnis. Nesse mesmo ataque, os Estados Unidos inciaram testes com uma espécie rudimentar de drone, uma nave não-tripulada que poderia se infiltrar e realizar ataques nas bases inimigas.
            Os primeiros drones modernos começaram a aparecer nos anos 1980, criados por engenheiros israelitas. Esses modelos eram equipados com câmeras de vídeo e usados para monitorar pessoas por horas. Os EUA logo adotaram tecnologia similar.
            A partir dos anos 2000, temos a popularização do drone. Um movimento que começou em fóruns online de faça-você-mesmo, como o DIY Drones, ajudou muitos aficionados compartilhando dicas e truques. Novas tecnologias de hardware e software, como estabilizadores, piloto-automático e sistemas de detecção de colisão, levaram empresas como a Parrot e a DJI a investir em drones com câmeras de alta-resolução, tornando as tomadas aéreas mais acessíveis do que jamais foram até então.

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